Uma das maiores dúvidas entre os novos empreendedores é a contabilidade para MEI. Afinal, MEI precisa de contador?
O Microempreendedor Individual é dispensado de efetuar registros contábeis por lei, portanto, não é obrigatória a contratação de um contador.
Por ser um processo simples, a contabilidade do MEI pode ser feita pelo próprio empreendedor. No entanto, o contador pode auxiliar na orientação, organização e controle das atividades realizadas pela microempresa, tais como compra, venda e o lucro com serviços, Declaração de Imposto de Renda e baixa ou migração da forma jurídica.
Contabilidade para MEI: responsabilidades do Microempreendedor Individual
Além de pagar mensalmente o guia de tributação DAS MEI, existem algumas responsabilidades contábeis que o MEI em atividade precisa se atentar para manter-se em dia com a lei, como: realizar o relatório mensal de receitas brutas, fazer a declaração anual de faturamento e comprovar despesas no caso de contratação de funcionário.
A seguir, veja com mais detalhes cada uma das obrigações de contabilidade para MEI.
- Relatório mensal de receitas brutas – Até o dia 20 de cada mês, o MEI deve preencher um relatório de suas receitas referentes ao período anterior, anexadas as notas fiscais das suas compras de serviços, produtos e demais documentos fiscais emitidos. O processo é simples e pode ser realizado online pelo Portal do Empreendedor. Você pode conferir o modelo oficial de relatório mensal do MEI aqui.
- Declaração anual simplificada – A declaração pode ser feita pelo próprio empreendedor ou com o auxílio de um contador. É importante lembrar que a declaração deve ser feita mesmo em caso de baixa do MEI ou caso a empresa não tenha faturado nenhum valor ao longo do ano.
- Comprovação de despesas com contratação – A contratação de funcionários também demanda a comprovação de despesas. O MEI deve preencher um Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP).
Ao fazer o cadastro como microempreendedor individual, nasce uma pessoa jurídica que possui direitos e deveres. Sabemos que é complexo gerir uma empresa para crescer e se destacar no mercado. Mas fique tranquilo.